domingo, 26 de junho de 2011

Patrões desenfreados

Popular Science jan. 1920 CHOQUE NO MOTORISTA
Popular Science – Jan 1920 – clique na img para zoom
Vou juntar duas animalidades aqui. São dois dispositivos para aristocratas se comunicarem com seus motoristas, enquanto estão sentados lá atrás na cabine fechada de seus carrões.
Na img superior temos um conto elétrico no dedo do motorista. O inventor-torturador sugere uma sinalização do tipo “um choque – vamos para casa”, “dois choques – vamos para o escritório.” Imagine o que era o momento do sociedade norte-americana para dar valor verdadeiro a uma barbaridade destas?
Eu sugeriria pelo menos mais dois códigos obrigatórios: choques múltiplos – significando que o motorista não entendeu o último código de choques que levou e, 50 choques acompanhados por 10 chibatadas por ter comido a mulher do patrão.
Abaixo temos uma variação. É um pedal que corta o funcionamento do motor. Segundo o inventor, os motorista percebem cada minúscula variação no motor então o senhor de engenho (mesmo…) pode criar seu código personalizado com o motorista para passar mensagens.
Mais adiante na mesma publicação mas sem o mesmo destaque, uma solução mais correta é apresentada: o botão do patrão aciona uma luzinha acima do espelho para passar as informações. O pessoal era muito educado naqueles idos: ninguém gritava…
Popular Science jan. 1920 CUT OUT PEDAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário